Saudação

Olá!!!! Graça e Paz no Senhor Jesus Cristo! Sejam bem vindos!!!!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

O que é ofertar???


O que é ofertar?

Oferta" vem do Latim OFFERRE, "presentear, trazer algo à frente de alguém", formado por OB, "a", mais FERRE, "trazer, carregar". Algo realmente interessante a se considerar, uma vez que, quando eu "trago"  ofertas diante de Deus, eu me apresento diante do Deus que habita em mim, sendo assim, não há como dissociar a minha oferta de minha própria pessoa em nenhuma instância, ou seja, aquilo que apresento diante de Deus, o faço diante de mim mesmo,ou melhor, em mim mesmo; eu sei exatamente o que estou ofertando e porque o estou fazendo, qual a minha motivação, não há como dissimular a razão pela qual trago minhas ofertas diante do Deus vivo, nem aquilo em mim que me impulsiona, seja a fé ou a falta dela. Nossa própria consciência aponta em tempo real se o que estamos fazendo está de acordo com o coração de Deus, ou não, se é resultado de fé ou apenas conveniência, dissimulação, disfarce, etc. E ainda continuando esse pensamento, o ato de ofertar é comparado ao semear, justamente pelo fato de que a semente é depositada na terra, quando falamos que ofertar é trazer diante de Deus, corresponde a dizer que isso é semear em nós mesmos! Aquilo que plantarmos certamente colheremos, é um princípio bíblico e universal, a famosa lei da semeadura; Colhemos ou bem ou mal porque, ainda que pensemos estar fazendo a semeadura em campo alheio, quando semeamos, seja o que for, fazemos em nossa própria terra, em nós mesmos, ofertar é trazer diante de Deus, trazer diante de nós, trazer em nós. A cultura do ofertar sempre esteve presente na religiosidade dos homens; desde tempos imemoriais a raça humana procura atingir a divindade através do ato de trazer ofertas; mesmo na bíblia, esta verdade está mais do que clara, pois já no livro do Genesis o texto sagrado nos apresenta Caim e depois seu irmão Abel, trazendo diante do Eterno, suas ofertas de sacrifício, se bem que, sacrificial mesmo só a de Abel; A oferta de Caim foi fundamentada em conveniência e não na fé, e somente a fé nos leva a sacrificar para agradar a Deus de modo que realmente o agrade. Caim estava indo bem pois decidiu ofertar a Deus, foi o primeiro a apresentar-se diante do Altíssimo, trouxe a oferta, influenciou positivamente seu irmão a também ofertar, mas pecou quando não trouxe a Deus as primícias, Deus não atentou para sua oferta não por ser do fruto da terra, mas por Caim não desejar dar a Deus o melhor que tivesse à sua mão. E para Deus o melhor esta relacionado às primícias (questão de ordem e respeito à autoridade divina), e à perfeição  (algo sem defeito); No novo testamento a bíblia fala em Colossensses 3:14 que o amor é o vinculo da perfeição e em Efésios 4:3 o texto sagrado fala sobre o vínculo da paz, e Caim apesar de ofertar não estava apto em nenhum dos pontos acima, pois, toda a verdade de sua natureza se torna explicita a partir da rejeição de Deus à sua oferta (e a ele por conseguinte), pois pela ausência da paz e do amor matou a seu próprio irmão, sendo assim de que maneira sua oferta poderia ser perfeita diante de Deus?  Veja o que diz o texto de Malaquias capítulo 1:7 a 9 "Trazendo comida impura ao meu Altar! E ainda assim indagam: ‘De que maneira te desonramos?’ Quando, de fato, estais declarando, mediante vossa atitude, que a mesa de Yahwehé sem importância e desprezível. Quando ofereceis em sacrifício um animal cego, isso não é errado? E quando ofereceis animais aleijados ou doentes, isso também não é errado? Ora, vai e apresenta-os ao vosso governador humano. Será que ele ficará feliz com tal presente? Ele terá satisfação em atendê-los?” Questiona o Eterno Todo-Poderoso. “Suplicai, pois, agora mesmo chânan, graça e favor de Deus, para que tenha compaixão de nós. Com esse tipo de oferta, será que ele vos atenderá?” Indaga o SENHOR dos Exércitos.…" Para Deus o primeiro, para Ele o melhor, sempre!!! Abel trouxe sua oferta na sequência, mas trouxe das primícias, trouxe sem defeito, e por ser motivado por uma fé pura e completa, estando cheio de paz e amor divino, trouxe sem saber, uma oferta tipológica, pois apontou para o sacrifício vicário do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!!! O grande segredo de trazer ofertas motivado pela fé viva é que tocamos no coração de Deus mais profundamente do que imaginamos. Mas o que tudo isso tem a ver com o inicio de nossa conversa? Simples!!! Ofertar é algo tão profundo dentro dos propósitos de Deus que se eu e você não formos capazes de compreender isso à luz da palavra de Deus, apenas ofertaremos a altura de Caim!!! Uma outra diferença em ofertar e trazer ofertas está no fato de que quando oferto eu apresento o que meu próprio coração deseja ou acha justo, eu sou o sujeito, minha vontade prevalece, contudo, quando trago ofertas eu o faço em obediência à voz do Espírito Santo me dizendo o que devo apresentar, de que forma e em que momento; desaparece o ego, a vontade e controle humanos e prevalece a obediência à voz meiga e suave de um Deus ávido por abençoar-nos! Sendo assim tudo o que precisamos é aprender a ouvi-lo! e obedecê-lo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário