Saudação

Olá!!!! Graça e Paz no Senhor Jesus Cristo! Sejam bem vindos!!!!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Absorver a visão estabelecida!!!!!


Amós 3:7 traz a seguinte afirmação: “Certamente o Senhor Jeová não fará coisa alguma, sem revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas”. Considerando que no Antigo Testamento temos três ministérios, Sacerdote, Rei e Profeta, quando Amós diz que Deus revelaria seu segredo “aos seus servos os profetas”, implica em dizer que por eles, Deus falaria ao povo qual a visão a ser estabelecida, qual o caminho a ser seguido, qual a diretriz de fé a ser observada, uma vez que os profetas tinham por missão, falar por Deus ao povo, ser boca do altíssimo para os ouvidos do povo. Consideremos alguns pontos importantes no texto em questão:
o   Certamente – O porta voz de Deus assegura que o que Deus pretende realizar, da maneira dele, no tempo dele, com certeza será realizado – Importante relembrar as palavras de Jó registrado no cap 42:2 de seu livro: “bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos (planos) pode ser impedido”.
o   Não fará coisa alguma – existe uma ordem divina pré estabelecida na realização de seus propósitos e não tem como acontecer algo se não forem cumpridas as etapas definidas por Deus.
o   Sem revelar – primeiramente Deus revelará, descobrirá, exporá, apresentará o que planeja realizar.
o   O seu segredo – a palavra hebraica cowd, traz a ideia de concílio, conversa familiar, assembleia, conselho confidencial. O que a bíblia está dizendo é que o que foi tratado em segredo no concílio divino entre o Pai o Filho e o Espírito Santo, antes de efetuar Ele vai revelar, apresentar a visão de propósito, o plano mestre.
o    Aos seus servos os profetas – duas coisas maravilhosíssimas aqui. Primeira: meus servos – indicando a importância da função que seria exercida. Deus não revelaria, aos reis, ou aos sacerdotes, porque suas funções de governo e de intercessores não é o que o altíssimo procura para essa missão, mas sim aqueles que tem a função de porta voz de Deus.
o   Os profetas – a palavra hebraica nabiy’, apresenta os seguintes significados: porta-voz, orador, profeta. Aquele que fala por Deus ao povo.

Porque Deus antes de efetuar revela sua secreta reunião aos profetas?

        Porque os profetas tem a missão de apresentar ao povo a visão estabelecida, aquilo que deve ser observado para que a boa, perfeita, e agradável vontade de Deus se cumpra. Contudo, enquanto alguns poucos absorvem a revelação divina, a grande maioria do povo não compreende o que Deus determina.

Consideremos aqui o significado da palavra dispensação: “período de tempo em que Deus revela algo de si mesmo à humanidade e a prova em relação a essa revelação”. Veja que estamos na sexta dispensação (graça) e nas 5 primeiras o homem falhou por não entender, absorver e obedecer a visão estabelecida. Mas o propósito aqui não é o estudo dispensasional e sim informar aos santos que: assim como o Eterno instituiu as dispensações para o povo Judeu, para cada igreja o Eterno estabelece uma visão e os profetas os quais detém o segredo de Deus. Um segredo para um povo determinado e em um tempo determinado. Quando absorvemos a essa visão, nos tornamos agentes para a realização da vontade do Criador, quando não a aceitamos, ainda que não queiramos nos tornamos opositores, ainda que não percebamos, lutamos contra o segredo de Deus.





Qual a visão que não temos compreendido?


o   A semeadura, sendo um principio fundamental, é responsabilidade atribuída ao homem ainda que praticada primeiro pelo Criador, pois em todos os processos naturais e espirituais a oferta de algo ou alguém sempre esta presente - Genesis 8:22
o   A vida no homem, o sopro de Deus, sua dádiva - Genesis 2:7
o   O fogo para o culto judaico foi dádiva de Deus - Levítico 9:24
o   A obra salvífica foi construída sobre o princípio da oferta - João 3:16- Jesus o cordeiro das 9 da manhã  das três da tarde.
o   A estrutura das festas judaicas era fundamentada nas ofertas
o   O tabernáculo foi construído com ofertas
o   A base de todo o sistema religioso judaico foi fundamentado no princípio do ofertar.
o   O ministério terreno de Jesus contou com as ofertas das mulheres que lhe seguiam - Lucas 8:1 a 3

Deus fala mais claramente sobre o assunto

o   Não aparecer vazio diante de Deus
·        Festa dos pães asmos - Exôdo 23:15
·        Resgate dos primogênitos - Exôdo 34:20
·        Três festas - Deuteronomio 16:16 (b)
Para cada festa e ocasião havia especificação de ofertas a serem trazidas e daí vem a ordem de Deus, para que ninguém viesse vazio, sem oferta adequada. Na verdade todo o sistema sacerdotal foi fundamentado sobre o princípio do ofertar.

o  Se alguém deseja ser imitador de Deus, além de ser capaz de viver em santidade, ter um coração puro e ser limpo de mãos, não entregar sua alma à vaidade, nem jurar enganosamente (Sl 24), precisa aprender a ofertar como Ele! Lucas 6:38 - João 3:16


Rejeição aos profetas de uma visão estabelecida por Deus

Crede no Senhor vosso Deus e estareis seguros, crede nos seus profetas e prosperareis - II Cr 20:20 - Segurança e prosperidade (êxito, sucesso no realizar) segundo a bíblia estão atreladas ao verbo Crer. Pela ordem, crer em Deus e nos seus profetas. Ler II Cr 13:12

O inferno tem lutado tenazmente contra essa verdade bíblica porque assim amarra as pessoas em suas próprias frustrações e as toma para si pouco a pouco. O inferno tem lançado muitas crendices em meio ao nosso povo, e por falta de discernimento muitos creem e propagam essas crendices, bloqueando o coração de muitos para absorverem a revelação e a visão divina. Exemplo: "só se fala em dinheiro"

Enquanto não absorvermos a visão estabelecida, continuaremos a ouvir e ouvir   - Hebreus 4:7 - se hoje ouvirdes a sua voz não endureçais o coração... Se a igreja compreender o mistério em Oseias 4:9 vai entender que o sacerdote reflete o que o povo é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário