Saudação

Olá!!!! Graça e Paz no Senhor Jesus Cristo! Sejam bem vindos!!!!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Ofertar é imitar a Deus


 Efesios 5:1 – Sede pois imitadores de Deus como filhos amados e vivam em amor como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.
Quem imita, o faz por pelo menos três razões específicas.
1 – por jocosidade ou zombaria
2 – por admiração
3 – com o objetivo de transmitir uma mensagem
4 – por amor
Paulo escrevendo à igreja em Éfeso, orientou o povo de Deus que o imitassem como “filhos amados”. Esta expressão contém algo embutido em sua interpretação, uma vez que: sendo filhos amados, sentimos, vivemos e somos totalmente beneficiados pelo amor do Pai, sendo assim, uma vez que somos espirituais e já aprendemos a retribuir o amor com o amor, o que a bíblia esta dizendo é que sendo filhos amados, imitemos o Pai por amor, o mesmo amor que dele recebemos.
Mas vamos adiante, para que alguém possa imitar, é preciso antes observar todos os detalhes do objeto ou pessoa a ser imitado, sendo assim, se vamos imitar a Deus, é preciso que observemos o seu modo de agir e operar em todos os âmbitos. E quando olhamos para as páginas sagradas em busca do “modus operandi” de Deus, descobrimos que nosso Criador é um doador, um ofertante por excelência. O primeiro ato de Deus foi dar parte de si mesmo ao soprar sobre sua criação o fôlego de vida, e depois em Genesis 1: 28 a 30 o Altíssimo evoca benção sobre o homem e enriquece-o com a dádiva de provisões para seu sustento. Ainda no livro de Genesis no capítulo 8:22 a sagrada escritura nos apresenta curiosamente quatro coisas (em duplas) que segundo a palavra do próprio Deus, durariam para sempre, enquanto durar a terra: “semeadura e sega, frio e calor, verão e inverno, dia e noite. O interessante é que das quatro duplas, três não dependeriam da ação do homem e uma sim, por sinal, a primeira a ser citada: “semeadura e sega”. Quando falamos de imitar a Deus, temos que considerar que nosso Deus o tempo todo está abrindo mão de alguma coisa para que sua criação seja abençoada e viva em felicidade. Ele nos deu o dia e a noite, o verão e o inverno (e de quebra, o outono e a primavera), o frio e o calor, mas para o bom funcionamento de todo um sistema ele nos deu a responsabilidade de participar de uma coisa absolutamente indispensável enquanto durar a terra: o semear e o colher. O interessante é que sempre estamos semeando até quando pensamos não estar semeando nada, é uma lei que abrange de forma totalmente surpreendente o mundo espiritual e o natural. Tudo que fazemos ou deixamos de fazer se torna semeadura e haverá colheita! Neste ínterim a bíblia nos diz que quem sabe fazer o bem e não o faz comete pecado (Tiago 4:17). Podemos ainda refinar o conceito sobre ser imitador de Deus no sentido de que devemos imità-lo com o objetivo de absorvermos Nele e Dele os valores éticos e morais do reino conforme propõe o texto de João em sua primeira carta no capítulo 2 e verso 6: "aquele que diz que está Nele, também deve andar como Ele andou" . Ser imitador de Deus significa amá-lo a ponto de pisar suas pisadas, e isso implica em sacrifício, entrega total, oferta de amor que exija renuncias, dar o nosso máximo para que Deus seja sempre em tudo e em todos glorificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário