Saudação

Olá!!!! Graça e Paz no Senhor Jesus Cristo! Sejam bem vindos!!!!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

O Caminho Bíblico para o bem ofertar


A Palavra de Deus é tudo que precisamos para nos orientar em todos os nossos caminhos, dependemos dela para o exercício do ministério, nos apoiamos nela quando ministramos aconselhamento, é dela que obtemos forças espirituais para os diversos embates do dia a dia e por ai vai, contudo, quando o assunto é o ato de ofertar, na maioria das vezes não ouvimos o que as páginas sagradas da Bíblia trazem como orientação a esse respeito. Vamos a seguir considerar alguns pontos vitais apresentados dentro da Palavra Bíblica.
1 - O ofertar deve ser ATO DE FÉ.  O que acontece é que ofertamos por costume, por obrigação, por conveniência (principalmente nos púlpitos), e até por medo e culpa, mas quase nunca pela fé. Antes de explicarmos isso é preciso entendermos a gravidade do que a bíblia diz de se fazer qualquer coisa no culto sem o ingrediente da Fé. A bíblia registra no livro de Romanos no capítulo 14:23 a seguinte verdade: "Mas aquele que tem dúvidas, se come, está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado".  Você consegue perceber então o perigo de efetuar qualquer ato dentro do culto desprovido de fé? Por isso a bíblia tão veementemente recita dentre seus tesouros a recomendação de Eclesiastes 3 - Guarda o teu pé quando entrares na casa do Senhor teu Deus. O Ato de ofertar tem que ser resultado da Fé em ação, e agora vamos entender então como é o caminho da fé na hora de louvar com ofertas.

II Corintos 9:7 diz: cada um contribua segundo propôs no seu coração! Mas justamente agora alguém pode querer me interpelar e dizer: Olha ai Pastor!!! a própria Palavra esta dizendo para eu ofertar conforme está proposto em meu coração, então não é ato de fé e sim propósito definido de forma racional e natural! Mas a isso respondo dizendo o seguinte: Não podemos pegar um texto bíblico e isolá-lo de todo seu contexto, esse é o caminho mais fácil para se cometer erros de interpretação bíblica. Um princípio exegético extraído de um texto sempre deve ser abalizado por outros textos dentro da própria Bíblia, e neste assunto em específico é só considerarmos o que a bíblia diz em Filipenses 2:13. Observe o texto: "Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer quanto o efetuar, segundo a sua boa vontade". Quando coloco estes três textos bíblicos lado a lado concluo que o propósito que enche o meu coração deve ser ação do próprio Deus em mim. Ele mesmo comunica ao meu entendimento o que Ele deseja de mim no momento do ofertório. Agora pense comigo: Quantas vezes no momento da oferta você perguntou ao Senhor Jesus qual seria a vontade dele naquele instante? Te garanto que são bem poucos os que procedem assim e, mesmo nós que já fomos exortados pela Palavra e pelo Espírito através dessa revelação, às vezes tendemos a não perguntar nada, como medo do que Deus possa nos solicitar no exercício da fé. Aprendamos com a vontade divina revelada nas páginas da bíblia e a principio coloquemos estes três pontos como base, fundamento do nosso ofertar. 1 - Tudo que não é de fé é pecado, 2 - Cada um contribua conforme propôs no seu coração, 3 - É Deus quem opera em vós tanto o querer quanto o efetuar. Para concluir este pensamento é preciso lembrarmo-nos de mais um texto poderoso onde a bíblia diz o seguinte: "Se hoje ouvirdes a sua vós não endureçais o vosso coração".......
Interessante ainda observar que o texto da segunda carta aos Coríntios acima citado diz: "Deus ama ao que dá com alegria". Só pode ofertar com alegria aquele que semeia tendo certeza do que vai colher, o que duvida da colheita não tem alegria no semear. Ter alegria durante a semeadura, é imitar a Deus, chamando as coisas que não são como se já fossem.  A alegria em questão aqui não é a mecânica, por um ato também mecânico, recebido na forma de paradigmas; não se trata de uma alegria fútil e transitória, mas de uma alegria espiritual, produzida literalmente pela ação do Espírito Santo, através de nossa obediência à voz do próprio Espírito, nos levando à pratica da fé. A alegria em questão é resultado da fé no aceitamento de Deus ao nosso ato de entrega de si mesmo à sua vontade, o qual produz em nós uma sensação de absoluta certeza de duas coisas: 1 - Deus recebeu o meu ofertar e se alegrou com minha fé e obediência. 2 - Haverá resposta de Deus!!! Quando falamos que haverá resposta de Deus, alguém pode se animar e querer questionar, mas o segredo está na própria palavra. Veja só: "certamente tudo o que o homem semear isso mesmo ele colherá" (Gálatas 6:7), e o texto que mais me surpreende: "é necessário que aquele que se aproxima de Deus, creia que Ele existe é que é galardoador dos que o buscam" (Hb 11:6). Digo que este texto é o que mais me surpreende porque a palavra grega para galardoador é "misthapodotes" a qual significa "pagador de salário".  Sabe o que a Palavra divina está nos revelando? Que se Cremos e o buscamos, Ele nos paga salário por isso!!!!! Aqui está a alegria resultante da fé, ainda que eu e você não quiséssemos, a bíblia esta dizendo que se CREMOS e o BUSCAMOS, ELE nos galardoa, nos paga salário. Só posso terminar esse pensamento dizendo uma coisa: GLORIA A DEUS!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário