Saudação

Olá!!!! Graça e Paz no Senhor Jesus Cristo! Sejam bem vindos!!!!

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Ovelhas em meio a lobos!!!!!


Mateus usa o termo: Probaton – gado pequeno, animal pequeno
Lucas usa o termo: Aren – cordeiro (filhote do carneiro – com até um ano de idade)

Referencias bíblicas a Lobos: -
 - Genesis 49:27 – Benjamim é lobo que despedaça
 - Mateus 7:15 – Os Profetas
 - Ezequiel 22:27 – Os Príncipes
 - Sofonias 3:3 – Os Juizes
 - Atos 20:29 – No meio de vós...Lobos devoradores.

No texto do capitulo 10 de Mateus no versículo 6, o próprio Jesus disse a seus discípulos: “mas ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel. Então quando consideramos o texto do versículo 16 não podemos dizer que o Senhor nos envia ao meio de lobos, mas “como” ovelhas entre os lobos. O que isso quer dizer?
Dependencia: Esta expressão muito provavelmente fazia menção ao fato de que durante alguns meses do ano, o rebanho sairia do aprisco e iria para as pastagens a céu aberto. Isso seria realmente estar “entre lobos”, porque os mesmos por serem animais selvagens, viviam pelos montes desertos e pradarias a espreita de vitimas. Contudo, um rebanho jamais sairia sem um “Pastor”, alguém a quem as ovelhas anteriormente já haviam sido treinadas a reconhecer a voz. As ovelhas ouvem a sua voz diz a bíblia. O Pastor é quem conduziria o rebanho em meio ao caminho e o protegeria dos ataques diversos. Será que as ovelhas hoje (no que diz respeito a nos mesmos) entendem esse principio? O rebanho de hoje tem sido dependente do Pastor Jesus Cristo?

Unidade. Ovelhas não caminham sós, sempre em rebanho, o que é interessante porque mesmo uma alcatéia de lobos não ataca um rebanho, os mesmos até se aproximam e tentam assustar o rebanho para que alguma se desprenda das demais e a ataque caso o Pastor não esteja em vigilância, contudo, ao olhar para o rebanho unido o lobo apenas pode tentar assustar o grupo mas não se arrisca a atacar o individuo.

Armadilha. Ovelhas sozinhas são boas iscas para atrair predadores....Por que? Porque quando elas estão só produzem um balido solitário, angustiado e insistente, o que atrai o lobo ou qualquer outro predador, que a percebe vulnerável, uma presa fácil. Tudo o que o adversário deseja é fazer com que alguém se afaste do grupo porque daí começa, por conta de suas decepções e dores pessoais, a balir insistentemente. Aplicando essa verdade é só considerar que pessoas que se afastam do convívio da congregação se tornam alvos fáceis porque fazem um barulho constante. Exemplo: mensagens nos sites de relacionamento social reclamando dos conjugues, dos pastores, das igrejas e assim por diante. Cuidado crente! Existem lobos famintos que facilmente são atraídos por esses sons que você produz quando se afasta do rebanho. Provérbios 18:1 diz que: aquele que se separa busca seu próprio desejo e se levanta contra a verdadeira sabedoria. Interessante que ovelha quase sempre faz barulho, mas o barulho do rebanho unido mantém o individuo seguro, e os predadores afastados, além de expressar a normalidade a que esta submetido. O barulho do individuo solitário é um convite para a morte, pois expressa angustia e desconforto por estar em uma situação para a qual não foi projetado por Deus. A igreja não age no sentido de alienar as ovelhas, deixando-as solitárias, portanto, se alguém esta sozinho é porque se desgarrou do rebanho e se afastou do supremo Pastor, nosso Senhor Jesus Cristo. É tempo de se reaproximar do rebanho e reatar a relação com o supremo Pastor. Jesus vem!!!!!!!

As três palavras:

Phronimos = prudente, inteligente, sábio (como as serpentes)
Akeraios = simples, sem mistura, puro (como as Pombas)
Prosecho = Acautelar – trazer um navio à terra, atracar, ser cuidadoso

Um comentário:

  1. Interessante a comparação visto que o mesmo principio pode ser aplicado ao texto de 1 pedro 2:8 que diz: Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;
    analisando a estrategia de caça dos leões podemos ver um padrão decorrente!!
    parabéns muito bem aplicado!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário