Saudação

Olá!!!! Graça e Paz no Senhor Jesus Cristo! Sejam bem vindos!!!!

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

O Jovem Samuel e a Voz de Deus


O texto inicia dizendo que o jovem Samuel servia ao Senhor perante Eli, e em seguida acrescenta que: «a palavra do Senhor era de muita valia naqueles dias, não havia visão manifesta. O que se pode depreender disso é que a única referência que o jovem tinha com respeito a servir ao Senhor, depois de sua piedosa mãe, era estar diante da autoridade espiritual constituída naquele tempo, o sacerdote Eli, servindo-o. 
No versículo 7 do mesmo capítulo, a bíblia nos acrescenta duas revelações, sendo que a primeira, diz respeito a Samuel ainda não conhecer ao Senhor, e a segunda diz que a Palavra de Deus não lhe havia sido manifesta. 
Tudo o que ligava Samuel ao espiritual estava relacionado à autoridade investida sobre o velho sacerdote e à sua voz, que diz após dia lhe comunicava ensinamentos sobre o sacerdócio e suas atribuições. 
Aqui notamos o cuidado do escritor do texto sagrado em apresentar a afinidade que o servo Samuel tinha com seu mentor, a ponto de tal afinidade ser o ponto de contato entre Samuel e o espiritual. O leitor pode extrair dessa verdade histórico teológica uma grande lição de cunho ético, absolutamente imprescindível para o exercício do ministério cristão; quem é chamado por Deus para liderar, antes deve aprender a servir, quem foi separado pelo Eterno para estar em posição honrosa, antes precisará honrar, e quem o altíssimo escolhe para se revelar através de sua Palavra, primeiramente deverá aprender a aceitar a voz de quem foi estabelecido como canal de revelação hermenêutica e exegética da vontade divina contida em sua Palavra. Somente depois de ter esses valores arraigados em sua alma e espírito é que finalmente Deus se manifesta para falar diretamente ao jovem Samuel. Mas o teólogo diligente é convidado aqui a considerar mais alguns pontos importantes dentro da revelação bíblica.
1 - Eli foi o primeiro a perceber que o Eterno estava falando, não por ouvir a voz do Senhor, porque naquela altura dos fatos, o Altíssimo já havia decidido se revelar mais profundamente a a alguém capaz de obedecê-lo sem reservas, que não era o caso de Eli! Contudo, apesar do silêncio divino sobre si, viu algo diferente acontecendo na vida do jovem que lhe servia. Deus fala de muitas maneiras e em muitas circunstâncias, o crente atento observará tudo o que acontece ao seu redor, porque mesmo que haja silêncio sobre o interlocutor, o locutor celestial estará buscando se revelar a alguém. Participar do processo, orientando a quem ainda não conhece ao Senhor, redunda em frutos para a eternidade para aqueles que prestam atenção ao que o Pai quer revelar e/ou fazer; não apenas para si próprio, mas para e sobre aqueles  que o cercam. Depois de três vezes, Eli percebeu que o Senhor estava falando novamente! Não com ele diretamente, e sim com o garoto filho de Ana, que nem seu descendente era! mas ele não se negaria a contribuir para o ministério e a chamada de Samuel, esse erro ele não adicionaria à sua lista de falhas.
2 - Antes de prosseguir no mergulho na revelação, Samuel precisou ouvir à orientação vinda do velho sacerdote. Deus se manifestou de forma a conduzir justamente a isso, Samuel precisava ouvir o sacerdote para avançar dentro do plano de Deus. Quantas vezes algo terá que acontecer ou deixar de acontecer em sua vida até que você entenda que Deus está dizendo algo? Há pessoas batendo em portas fechadas e que não se abrirão, simplesmente porque não conseguem entender que uma porta fechada é a voz do Senhor dizendo que o caminho tomado está equivocado. Nesses momentos é melhor parar e perguntar ao Sumo Sacerdote Jesus Cristo qual é o melhor caminho a se tomar.  A questão é : alguém não avança nos propósitos divinos tão somente porque se recusa a ouvir a voz dos sacerdotes estabelecidos por Deus, não somente na igreja em que congrega, mas também em relação àqueles que o Todo Poderoso constituiu em diversas áreas da vida de cada um. Por exemplo, no lar quem exerce essa autoridade sacerdotal é  esposo e pai, mas a rebeldia semeada pelo diabo, tem distorcido as relações familiares assim como as ministeriais, impedindo as pessoas de irem à um nível mais profundo do coração de Deus, isso porque não conseguem ouvir as orientações através de pessoas as quais, por uma razão ou outra (não a de Deus), o interlocutor reprova como orientadores
3 - Para Samuel a voz de Deus lhe pareceu a voz do sacerdote com o qual estava acostumado a servir no santuário. O altíssimo estava trabalhando para levantar um homem segundo o seu coração, entretanto, ao se manifestar, chamou a atenção de seu escolhido diretamente para aquele que Ele anteriormente já havia estabelecido. Eli sendo ainda o sacerdote oficial, é quem representava a autoridade divina, e o Senhor respeita isso a ponto de fazer com que sua voz remetesse o jovem Samuel à Eli, e não a outra direção, não a outra pessoa ou autoridade. Eli ainda era o canal estabelecido por Deus para revelar sua vontade, e mesmo que o sacerdote  não tivesse mais intimidade suficiente, para ouvir a voz de Deus e manifestar a palavra divina ao jovem obreiro,  o Criador ainda o permitiu aconselhar a Samuel, segundo sua própria experiência adquirida em tempos de maior intimidade com o Pai. Foi preciso que Samuel o interpelasse três vezes até que percebesse que o Senhor estava fazendo algo ali, mas, ao perceber, Eli faz uso de sua última oportunidade para ser útil à Deus. O velho sacerdote orienta o jovem escolhido do Senhor a voltar e deitar-se, contudo, agora com uma resposta definida para ser alvo da continuidade da revelação do Pai.
4 - A humildade precede a honra, e a sabedoria livra das armadilhas do orgulho. Quando o estudante da bíblia lê o capítulo 3 e o verso 9, percebe que  há na resposta de Samuel, uma diferença em relação ao conselho de Eli. E qual seria tal diferença? O sacerdote aconselha o jovem obreiro a colocar em sua resposta ao chamado do Senhor, o nome divino, o tetragrama sagrado que contém o nome de Deus, nome impronunciável por conta do extremo cuidado dos judeus em não falar pronunciá-lo em vão. A pronuncia correta se perdeu através dos tempos e somente na eternidade a saberemos finalmente. Samuel poderia ter se ufanado por duas razões: uma que o Senhor o estava chamando para falar-lhe, outra porque o próprio sumo sacerdote o aconselhara a o fazer, contudo, Samuel em sua resposta suprime o nome do Eterno, isso não foi por desobediência ou qualquer resistência à voz de seu líder ministerial, mas simplesmente por conta de sua humildade, a qual o manteve justamente onde e como deveria estar, na presença do Eterno, mas com atitude de total humilhação a ponto de não se considerar digno de pronunciar o seu nome, mesmo sendo o seu servo. Me faz lembrar de João Batista, que na presença de Jesus, assume sua indignidade até para se humilhar diante dele, pois disse: «não sou digno de abaixando-me desatar as sandálias de seus pés. Este tipo de atitude honra e agrada a Deus, e Ele exalta a quem se humilha. Em resposta à atitude de Samuel a bíblia apresenta o texto do versículo 10 onde o Senhor (Iaveh):
a) - Veio - se aproximou do objeto de sua revelação!
b) - ali esteve - estabeleceu relação de proximidade divina com seu servo
c) - chamou como das outras vezes - manteve o padrão pelo qual estava agindo sobre seu servo. Não é Deus quem tem que mudar, somos nós!
d) - e disse a Samuel... - Trouxe a revelação de sua Palavra e de sua vontade ao seu filho, que agora estava apto a ouvi-lo. Samuel estava na presença do Todo Poderoso ao mesmo tempo que a tinha sobre si mesmo.
Deus fala, mas o homem deve estar atento aos caminhos de Deus, às maneiras pelas quais a bíblia apresenta seus métodos divinos, afinal de contas Ele é Deus, Ele é Senhor, e tudo deve ser conforme o modelo que por Ele é determinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário