Saudação

Olá!!!! Graça e Paz no Senhor Jesus Cristo! Sejam bem vindos!!!!

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Amantes de si mesmos


Paulo escrevendo sua segunda carta a Timóteo apresenta essa sintomática ao seu filho na fé falando sobre pessoas que nos últimos dias, apesar da aparência de piedade, negariam a eficácia (em grego dunamis com os significado de  poder)  da mesma.
Piedade no grego é eusebeia que significa reverência, respeito, fidelidade a Deus, religiosidade).            
A mitologia fala de um jovem dotado de uma beleza inigualavelmente extraordinária, o qual ao ver o reflexo de sua imagem na água apaixonou-se por si mesmo e permaneceu diante do espelho d’água até definhar e desaparecer, tornando-se uma flor que hoje é conhecida como Narciso, daí o termo narcisismo que denota a característica de quem só vê a si mesmo. Observe que o termo Narciso tem sua origem na palavra grega “narke”, que significa entorpecido, a mesma palavra também gerou uma outra muito utilizada em nossos dias que é narcótico, entorpecente.
O sono ético entorpece e assim conduz  as pessoas a mudar o direcionamento que se deve dar ao amor e até mesmo a qualidade do mesmo, uma vez que devemos amar ao próximo como a nós mesmos, mas alguém que perde essa capacidade espiritual amará apenas a si mesmo e ai o amor não será o ágape mas sim egoísmo concentrado, sendo assim, apenas os seus próprios sonhos e projetos serão importantes e para os demais restará apenas a oportunidade de serem seus escravos para ajudá-los em suas conquistas.
Agora vejamos os sinais que serão apresentados mediante esse quadro, sempre lembrando que os sinais são visíveis a todos e nas questões espirituais afetam a quem convive com o enfermo: "avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes, a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus" II Tim 3: 2 a 5.
A recomendação bíblica para quem notar esses sinais na vida de alguém é o afastamento. “destes afasta-te”. À partir deste texto podemos considerar tantos outros sinais que vemos entre o povo de Deus, por exemplo: Não praticar a justiça I Cor 15:34, considerando que praticar justiça significa “dar a cada um o que lhe pertence por direito” (VINE, 2004, p 734).
Veremos que em nossos dias não temos sido exatamente bons praticantes de justiça, pois muitas vezes nos recusamos a dar um sorriso, quanto mais as coisas que exigem mais sacrifícios de fé. Outro sinal, a preguiça “ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Provérbios 6:9. E ainda mais, uma total despreocupação com o dia do acerto de contas Marcos 13: 33 a 36. Podemos citar ainda muitas outras coisas ,como pouca atividade evangelística, pouca busca por batismo no espírito santo e dons espirituais, desonra aos velhos, etc, etc.
Quando olhamos para os perfis dos discípulos do próprio Jesus vemos neles praticamente todos os sinais que discorremos acima, contudo, o mestre por excelência conseguiu transformá-los nos grandes homens que continuariam o revolucionar da história, e Jesus cumpriu essa tarefa aplicando não outro método se não a doutrinação pela palavra de Deus.”Os discípulos de Jesus não eram apenas imaturos. Pior que isso: haviam tido na vida um desenvolvimento errado e falho. Alguns deles eram mesmo gente governada só por im­pulsos” (PRICE,1980, p 19)
E aqui chegamos ao ponto culminante deste trabalho, lembrando o que o texto bíblico pergunta no livro dos Salmos: “Como  purificará o jovem o seu caminho?” Salmo 119: 9. A resposta esta contida no próprio texto citado quando o autor bíblico em suas conclusões diz que seria apenas com uma atitude, observar seus caminhos conforme a palavra de Deus.      
Penso e creio piamente que no que tange à exposição da Palavra de Deus, devamos ir além da pregação evangelística, a qual é fundamental para divulgação do reino e inclusão das pessoas no mesmo, mas ter em mente que se não atuarmos no ensino específico dos valores da palavra bíblica, de forma paciente e persistente junto àqueles que trazemos pela pregação para o evangelho, terminaremos por perde-los durante a caminhada, por não formar neles o caráter de Cristo pelo ensino sistemático e cuidadoso das verdades contidas nas páginas sagradas.
O ministério Pastoral tem associado a si o doutorado na Palavra conforme registra o texto de Efésios 4:11, sendo assim, formar contribuir éticamente para a formação do caráter e a ética de um individuo, exige a profundidade no conhecimento da palavra de Deus. Não basta contar suas histórias é preciso mergulhar nas revelações espirituais e em sua etimologia, garimpar as riquezas que estão contidas em suas páginas e depois compartilha-las pacientemente através do ensino sistemático, cuidadoso, perseverante com cada um de forma coletiva em nossos templos e reuniões, mas principalmente no trato com os indivíduos, gerando assim pessoas que também gerarão a outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário