Saudação

Olá!!!! Graça e Paz no Senhor Jesus Cristo! Sejam bem vindos!!!!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Corda amarrando o sacerdote?????

Na aula teológica desta segunda feira, dia 22 de Agosto, dentro da matéria Tipologia, falamos sobre a cerimônia de  consagração de Arão e seus filhos, os quais formaram a primeira equipe sacerdotal entre os milhares do Israel pós Egito. Mas como é de costume, quando se fala do sacerdócio Levítico, vem à tona a questão do sacerdote ser amarrado à cintura ou ao tornozelo, em especifico no dia da expiação, para que, caso morresse  no lugar santíssimo ao se apresentar diante do Senhor que falava de sobre o propiciatório de ouro, fosse então puxado para fora. O tema me trouxe a forte preocupação de comprovar biblicamente o assunto,  visto que realmente não me lembrava da bíblia falando sobre a tal corda em qualquer parte. Busquei em todos os meus livros, dicionários, comentários bíblicos tentando descobrir de onde surgiu tal costume, e só o   que encontrei, foi um artigo na rede falando sobre um desconhecido descritor  que teria feito menção sobre tal assunto em seu escritos. Contudo, o renomado Dr. WE Nunally , professor de hebraico e judaísmo antigo, diz o seguinte:  "A corda amarrando o sumo sacerdote é apenas uma lenda. Ela tem origens obscuras na Idade Média e continua sendo ensinada. Não é encontrado em qualquer lugar na Bíblia, nos Apócrifos , Manuscritos do Mar Morto, Josefo,  Talmud, Mishna, ou qualquer outra fonte judaica. Ela simplesmente não está lá!".   Portanto caros e queridos irmãos e estudantes da Bíblia fica aqui esta modesta observação,  para que assim venhamos a condizer com a responsabilidade que temos em ser mordomos dos valores divinos, servindo ao nosso semelhante somente as riquezas da verdadeira revelação bíblica. 

8 comentários:

  1. Graça e Paz pastor eu concordo plenamente que esse assunto da corda é uma lenda pois sendo nosso DEUS um ser que sabe tudo, não saberia que o sacerdote morreria, e já não teria levantado outro para retira-lo... Assim como fez com Saul quando Levantou Davi...Essa corda não passa de Lenda mesmo!!!
    Graça e paz!!!
    Um abraço Alex!!

    ResponderExcluir
  2. Pastor Marcos foi ótima a sua explicação sobre este fato de não haver nenhuma escrita em relação pois ouvindo outros pregadores falando sobre isso tinha certeza sobre o fato.agradeço a Deus ter um professor como o senhor,com a capacidade de ensinar para nos com muita clareza e unção.Deus lhe abençoe pastor estamos com saudade da sua aula cantora Marisel

    ResponderExcluir
  3. Shalom Adonai! Pasor uma invenção antiga e conservadora que já deveriam ter abolido. Os santos não morrem amarrados por cordas, se pelo menos fosse um cordaão de prata como diz o eclesiastes, eu concordaria. quando era seminarista foi feito um ensaio dessa corda isso é FICÇÃO TEOLÓGICA. Eu sou o JOÃO OBADIAS seu seguidor, me incorpore aos seus e serei um revelador de pinduricalhos bíblicos que a maçonria faz uso e que o Vaticano também adoram. HALLELUJAH.

    ResponderExcluir
  4. Minha vida inteira entendia que eles usavam uma corda,porem depois de muito buscar na Biblia não achei,obrigado pela explicação!

    ResponderExcluir
  5. A paz Pr,


    Sim a Biblia não fala sobre a corda, mas temos referencias biblicas sobre tais assuntos em EXODO 28 30:35 fala sobre o sino fixado nas veste para ouvir o sonido e em leviticos 16 fala sobre a MORTE dos filhos de Arão ao entrar no santo dos santos, portanto não temos bases pra falar do sacerdotes arramados em corda, mas precisamos acreditar na morte fulminante de Deus em caso de pecado.

    ResponderExcluir
  6. Querido anônimo, concordo plenamente que Deus possa fazer isso, contudo, dois detalhes importantes. 1) Nadabe e Abiu morreram por oferecer fogo estranho (fogo que não fora tirado do altar do holocausto), e eles não morreram dentro do lugar santíssimo onde somente o SUMO SACERDOTE entraria uma vez no dia da expiação. 2) As campainhas do texto de Exodo 28, não eram para indicar a morte, mas para evita-la,,,,observe bem o que diz o texto: "para que não morra" e também para que houvesse barulho diante de Deus quando estivesse a ministrar.

    ResponderExcluir
  7. Com base em Ex 28.35 e Hb 7.35 não pode existe evidencia da corda

    ResponderExcluir
  8. Na minha bíblia não encontrei HB 7.35

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário