Saudação

Olá!!!! Graça e Paz no Senhor Jesus Cristo! Sejam bem vindos!!!!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Viver pela Fé? Qual o maior desafio?


Em primeiro lugar preciso é que entendamos que viver pela fé é diferente de viver da obra, ou seja, na dependência dos recursos da própria obra, viver da Igreja. Digo isso porque não é dificil encontrarmos pessoas dizendo que deixaram tudo para viver pela fé, se referindo ao "encurtamento do braço", isto é, deixaram de trabalhar para viver pedindo (quando não exigindo) ofertas nas igrejas por onde passa. Viver pela fé, é pura e simplesmente observar e colocar em prática os ensinamentos da palavra de Deus, constantemente, vivendo segundo este principio.  Viver pela fé é aceitar o convite divino para irmos sempre além do que é racional, lógico ou naturalmente correto, e é a vontade de Deus para toda a Igreja. É ainda renunciar ao que for preciso para que Deus seja por nós e em nós engrandecido em todo o tempo. Neste ínterim, um dos maiores, se não o maior desafio que o Senhor Eterno nos faz neste sentido, é vivermos sem uma parte fundamental de nós mesmos, o Ego. Mas como isso seria possível? Paulo escrevendo aos Gálatas pronuncia umas das mais profundas expressões de amadurecimento espiritual quando diz: “vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim”. Mas como esse grande servo de Deus chegou até esse glorioso patamar de intimidade com Deus? Paulo a principio era como todos nós somos. Vivia regido por seu próprio coração, seu eu, sua vontade própria. Sabia que como criatura de Deus era tricotômico e tinha dentro de si sua própria personalidade, sabia que o homem ao ser criado recebeu consciência do seu eu enquanto ser vivente, um individuo dentro do contexto vivencial. O que Paulo não sabia (Fil 3:3a9) é que todo o crente em Jesus é chamado a viver segundo Cristo, ou seja, segundo a própria consciência existencial de Cristo e não segundo a sua própria. E o que isso gera? Consideremos que justamente por conta de seu ego, e aquilo que ele considerava certo (Fil 3), que Paulo perseguiu duramente aos Crentes em Jesus, mas quando foi confrontado pelo Senhor no caminho de Damasco e depois por si mesmo durante três dias de cegueira, abandonou todos os seus antigos paradigmas para se tornar um fiel servidor do Senhor Jesus.

Ø  Moisés foi além do natural ao conduzir o povo através do mar vermelho
Ø  Davi foi além do natural ao enfrentar o gigante
Ø  Elias foi além do natural ao enfrentar os profetas de Baal
Ø  Raabe foi além do natural ao esconder os espias e aceitar sua palavra e o sinal para livramento
Ø  Rute foi além do natural ao acompanhar Noemi para Judá.
Ø  Contudo Deus desafia o crente a ir além do natural ao suprimir o seu ego e aceitar ser direcionado pela absoluta vontade de Deus a nós revelada por sua Palavra e por seu Espírito Santo. Mas como alcançar êxito em tão árdua tarefa?

1)      – Suprimir o ego, exercício de fé – (Rm 8: 5 e 6 - - Rm 8:16)
2)      - se não for dessa forma Deus não tem prazer em nós – (Hb 10:38) – (Mt 16:24)
3)      - só com a ajuda do Espírito Santo poderemos aprender como fazer isso – (João 14:26)
4)      – é impossível praticar o Ágape sem suprimir o ego. Isso porque o Ágape não busca os próprios interesses mas o de outrem, não suspeita mal, não se ensorbebece, etc etc. (I Cor  13)
O que acontece quando o ego esta no controle?
“Donde vem as guerras e contendas entre vós? Porventura não vem disto, dos vossos deleites (só há deleite quando o ego encontra satisfação), que nos vossos membros guerreiam? (Tiago 4:1)

Mateus 6 – Exercício de supressão do ego.
Mateus 10:39 – quem acha a sua vida perde-la-a; quem todavia perde a vida por minha causa, acha-la-á.


Mas preste muita atenção ao que estou lhe dizendo, não estou aqui falando sobre vegetar sobre a face da terra, ou sobre ser uma pessoa sem vontade própria, sem sonhos, sem desejos, sem objetivos. Estou falando aqui sobre o exercicio da fé, sobre crescimento no relacionamento com Deus e no conhecimento acerca dele; falo sobre amadurecimento, elevação moral e espiritual como desejos do coração de Deus para nós. Renunciar ao ego não significa se tornar impessoal ou inexistente, não se você deixar que Cristo viva em você. Significa antes transcender (no sentido pleno dessa palavra) do natural para o espíritual, coisa que só com a fé e a ajuda do Espírito Santo é possivel. Veja o que diz a bíblia: "Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração". Sl 37:4. Leia ainda Romanos 1: 21 a 32  - medite e tire suas próprias conclusões....abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário