Saudação

Olá!!!! Graça e Paz no Senhor Jesus Cristo! Sejam bem vindos!!!!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

ADIPSIA

O que é? A medicina chama de Adpsia à incapacidade do organismo humano em reconhecer e atender a necessidade de absorver água, ou seja, FALTA DE SEDE, pouca ou nenhuma vontade de beber água.
Quais são os sintomas de tal enfermidade?
 - baixa performance
 - baixa resistência muscular
 - pouca coordenação
 - dores de cabeça
 - vertigem
 - fadiga severa
 - nauseas
 - alta temperatura
 - confusão
 - encefalite letárgica (sono)
 - desmaios

Quais são as causas?
1) - Lesão no hipotálamo - uma pequena glândula que fica localizada abaixo do cérebro dentro da caixa craniana. Secreta hormônios que controlam muitos dos processos do corpo tais como: Temperatura corporal, expressão emocional, comportamento sexual, sono, fome, e SEDE. 
2) - Tumor bronquial - (SSIHA) - sindrome da secreção inadequada de hormônios antidiuréticos (ADH), vem de: Câncer - de pulmão, pâncreas, próstata, doença de Hodgkin, distúrbios do sistema nervoso central, mixodema, psicose.
3) - Cirrose - Lesão do tecido hepático (figado) por ingestão de bebidas alcoolicas. (basicamente)

MAS O QUE ISSO TEM A VER CONOSCO, A IGREJA DE CRISTO?

Infelizmente a resposta é clara, muitos dentro de nossos templos tem sido afetados pela Adpsia no âmbito espiritual. Crentes que confessam o nome do Senhor Jesus, mas não percebem a necessidade que o corpo espiritual tem de absorver a água viva que é a Palavra de Deus. Não lêem a bíblia, não prestam atenção às mensagens bíblicas ministradas em suas igrejas, não conversam sobre as coisas de Deus, etc.  Os sintomas espirituais concordam com os sintomas da patologia fisica acima citadas. Agora vamos à uma módica aplicação  das causas apresentadas anteriormente.
1) - lesões no hipotálamo na maioria dos casos ocorrem por fortes traumatismos que a cabeça venha a sofrer, acidentes automobilisticos, tombos, pancadas na cabeça, além de algumas enfermidades que podem atingir a cabeça, etc. Agora consideremos uma verdade bíblica, nós somos o corpo, Cristo é o cabeça da Igreja (o corpo), sendo assim, se alguém tem sede mas não percebe nem atende a esta necessidade, é sinal claro de que está desligado da cabeça. A cabeça do corpo Igreja não pode ser atingida nem lesionada. Efesios 1:2 e 5:23.
2) - Quando falamos de câncer, somos levados a considerar em uma enfermidade que se aloja e corroe o corpo, no principio silenciosamente e nos estágios finais, agindo de maneira totalmente agressiva, só pode representar o pecado, que a exemplo do câncer, quando se aloja no interior da alma humana, consome gradativamente a saúde espiritual conduzindo à morte se não houver tratamento. O câncer representa pecados não tratados (sem confissão, renúncia  e a oração intercessória), representa também a dificuldade em liberar perdão ( enfermidade que tem conduzido muitos adoradores à morte).
3) - Cirrose? Dia a dia ingerimos coisas que atingem nosso organismo espiritual, exemplo, filmes, jogos de video-game, novelas, literatura, ATENÇÂO!!!! não estou dizendo aqui que não devamos usufruir do que a tecnologia nos oferece, estou sim afirmando que quando essas "coisas" são ingeridas em demasia, ou fugindo à conveniencia (pois tudo me é licito mão nem tudo me convém), nosso organismo reage apresentando rejeição justamente ao que pode nos curar. A água viva que limpa e rejuvenesce. Romanos 12:2 diz, tranformai-vos pela renovação do vosso entendimento para que experimenteis qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. 

PROVÉBIOS 13:13 - "O QUE DESPREZA A PALAVRA PERECERÁ"
PROVÉRBIOS 28:9 - "O QUE DESPREZA A PALAVRA, ATÉ SUA ORAÇÃO SERÁ ABOMINÁVEL"

O que a Igreja precisa neste últimos tempos não é de mais estratégias e idéias "iluminadas" de como atrair e segurar o povo, mas sim de se ser conscientizada de que precisa beber muita água, e ser tratada nesse sentido....é isso!!!!

domingo, 17 de outubro de 2010

Renunciar

"Todo aquele que não renunciar a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo" Lc.14:33.....Acontece que as vezes oramos pedindo a Deus que nos liberte de algo que entendemos nos trazer prejuizo espiritual, mas que por outro lado desejamos ter sempre conosco. Oramos, mas a libertação não acontece...porque? Há coisas que eu e você simplesmente temos que renunciar (abrir mão de algo a que se tem direito). O verdadeiro discípulo tem que estar apto a renunciar ao que for preciso para agradar ao Senhor Jesus. A renuncia mostra que o coração está totalmente disposto a obedecer. Contudo quando reservamos algo em nossos corações do qual não estejamos dispostos a "abrir mão", não adianta pedir para ser liberto. A bíblia diz: "é Deus quem opera em vós tanto o querer quanto o efetuar" Fil 2:13, que o querer em nós seja sempre segundo o coração de Deus. O que temos guardado conosco que tem nos trazido prejuízo no relacionamento com Deus? Pode ser uma infinidade de coisas, algumas graves e outras com uma incrível aparência de pouca importância. Exemplos? Prefiro deixar que você pense em particular sobre isso, mas a verdade é que quando examinamos o coração em busca de "coisinhas" lá guardadas, encontramos um montão de entulho, e por incrível que pareça, nem sempre conseguimos renunciar facilmente ao que temos guardado. Por por conta disso pedimos a Deus que nos liberte disso ou daquilo, quando o que devemos fazer é abrir mão, rejeitar, lançar fora, abdicar, ou seja, RENUNCIAR. Só um último detalhe, a renuncia deve ser apresentada a Deus em oração em nome de Jesus, ai sim Deus entra em ação para te fortalece-te com graça e misericórdia (Hb4:16)  a fim de que você seja apto a ir até o fim dando glória a Deus. Tudo podemos, naquele que nos fortalece.

“A renúncia é a libertação. Não querer é poder.” (Fernando Pessoa)

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Sabedoria!!! melhor que a boa intenção.

Se você não for capaz de tocar no coração das pessoas, de forma positiva, não espere conseguir um retorno satisfatório. Esse pensamento tem regido minha conduta no ministério cristão e nos relacionamentos em geral (o que não quer dizer que não cometa erros, alguns inacreditáveis). Percebi ao longo dos anos que tudo que a gente faz ou diz, atinge diretamente a psique humana de forma definitiva, aumentando ou diminuindo o que as pessoas vão sentir em relação a nós, seja positivo (amor) ou negativo (a ausência do amor). Muitas vezes disse a lideres de departamentos, pais de família, alunos de escola bíblica, família e  principalmente a professores de ministério que não adianta eu tentar mudar o pensamento humano sem antes dispor o coração das pessoas a meu favor. E como se consegue isso? Fazendo com as pessoas se sintam importantes, amadas, consideradas, respeitadas, indispensáveis, insubstituíveis e assim por diante. Normalmente quem segue o caminho contrário, ainda que tenha as melhores intenções, alcança os piores resultados, porque quando fazemos com que as pessoas  sintam o oposto do que o seu coração naturalmente necessita ( necessidade e não meramente desejos), criamos uma parede que nos separa do centro de suas motivações, a sua essência humana. Na vida, nos relacionamentos, as coisas não funcionam como em um setor de empresa, que simplesmente quem não se adéqua é substituído porque tem a obrigação, como empregado, de cumprir as determinações impostas pela administração, ao contrário, quando queremos extrair o melhor das pessoas, temos de ser capazes de dar a elas o melhor. A bíblia diz que: “o homem bom do bom tesouro do seu coração tira coisas boas, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira coisas más” Mt 12:35. Contudo, por incrível que pareça, a chave para abrir ou fechar o coração do ser humano esta conosco, e o que esta depositado lá, nós mesmos que oferecemos. “Tudo o que o homem plantar, isso mesmo ele ceifará” Gl 6:7.  Pense nisso.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O que significa ser livre?

Ontem ouvi alguém (um obreiro) dizendo que descobriu ser livre, e isso ele disse tentando justificar sua atitude de independência ao assumir publicamente que seria a única autoridade eclesiastica sobre si mesmo. Por conta disso fui levado a meditar na questão da liberdade cristã para a qual fomos chamados, segundo o que esta escrito em Gálatas 5:13. E dentro do contexto já podemos ver o escritor alertando a Igreja a não fazer uso da liberdade para dar ocasião à carne (ego - vontade humana), antes, serem os irmãos servos uns dos outros. Como falar em liberdade considerando ser servo de alguém? É importante considerar que o conceito de liberdade que o homem natural possui, é totalmente diferente do conceito divino que a bíblia nos apresenta acerca desse assunto. Em primeiro lugar nós somos livres da condenação do pecado, pois a cédula que era contra nós foi riscada e cravada na cruz (Cl.2:14), sendo assim, ser livre segundo a bíblia não é estar a vontade para fazer qualquer coisa que a vontade humana venha a sugerir,  e sim viver livre da expectação horrenda da condenação por causa do pecado, tendo a esperança da vida eterna. Em segundo, sendo livre fomos chamados à obediência, pois quando a bíblia fala tão insistentemente sobre sermos servos uns dos outros, considerar o próximo superior a si mesmo (Fil 2:3), e tantas outras referencias, a palavra bíblica simplesmente nos remete a considerar que a principal característica ou dever do servo, é a obediência, e neste ínterim, o próprio Jesus nos deu o maior e melhor exemplo sendo obediente até a morte, e morte de cruz (Fil 2:8). E é aqui que entra a questão principal, para ser livre e ser servo ao mesmo tempo, o homem precisa ter alcançado algo que somente o Espirito Santo pode nos fazer compreender e praticar: ser livre de si mesmo, ser livre da arrogância da vontade própria. Veja o que disse Jesus: "Todo aquele que não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discipulo" (Lc.14:33) Pessoas que vivem sob sua própria égide , resistindo as ordenações como diz a bíblia, não são livres de si mesmas,  a velha criatura ainda está no controle. Paulo nos mostra que havia alcançado um estágio de muita maturidade espiritual quando ele disse: “Não vivo mais eu mas Cristo vive em mim” (Gl2:20). Ele que antes mandava matar era agora capaz de entregar sua própria vida por amor de Cristo e da Igreja, ele era agora capaz de renunciar a uma vida tranqüila, ou pelo menos normal, para viver em navios, enfrentando naufrágios, sendo preso em masmorras frias, ser açoitado e tantos outros sofrimentos para que almas fossem salvas. A sua comida e bebida era fazer a vontade do Senhor eterno. E é por esta e tantas outras verdades bíblicas que não posso aceitar que alguém me diga que é livre e simplesmente se levanta CONTRA a obediência. Não estou falando aqui de subserviência, estou falando de submissão sob orientação do Espírito Santo e da Palavra de Deus, que é lâmpada para os pés e luz para os caminhos. Palavra esta que nos leva a comunhão plena uns com os outros, ao perdão, à reconciliação,  e assim por diante.