Saudação

Olá!!!! Graça e Paz no Senhor Jesus Cristo! Sejam bem vindos!!!!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O que significa ser livre?

Ontem ouvi alguém (um obreiro) dizendo que descobriu ser livre, e isso ele disse tentando justificar sua atitude de independência ao assumir publicamente que seria a única autoridade eclesiastica sobre si mesmo. Por conta disso fui levado a meditar na questão da liberdade cristã para a qual fomos chamados, segundo o que esta escrito em Gálatas 5:13. E dentro do contexto já podemos ver o escritor alertando a Igreja a não fazer uso da liberdade para dar ocasião à carne (ego - vontade humana), antes, serem os irmãos servos uns dos outros. Como falar em liberdade considerando ser servo de alguém? É importante considerar que o conceito de liberdade que o homem natural possui, é totalmente diferente do conceito divino que a bíblia nos apresenta acerca desse assunto. Em primeiro lugar nós somos livres da condenação do pecado, pois a cédula que era contra nós foi riscada e cravada na cruz (Cl.2:14), sendo assim, ser livre segundo a bíblia não é estar a vontade para fazer qualquer coisa que a vontade humana venha a sugerir,  e sim viver livre da expectação horrenda da condenação por causa do pecado, tendo a esperança da vida eterna. Em segundo, sendo livre fomos chamados à obediência, pois quando a bíblia fala tão insistentemente sobre sermos servos uns dos outros, considerar o próximo superior a si mesmo (Fil 2:3), e tantas outras referencias, a palavra bíblica simplesmente nos remete a considerar que a principal característica ou dever do servo, é a obediência, e neste ínterim, o próprio Jesus nos deu o maior e melhor exemplo sendo obediente até a morte, e morte de cruz (Fil 2:8). E é aqui que entra a questão principal, para ser livre e ser servo ao mesmo tempo, o homem precisa ter alcançado algo que somente o Espirito Santo pode nos fazer compreender e praticar: ser livre de si mesmo, ser livre da arrogância da vontade própria. Veja o que disse Jesus: "Todo aquele que não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discipulo" (Lc.14:33) Pessoas que vivem sob sua própria égide , resistindo as ordenações como diz a bíblia, não são livres de si mesmas,  a velha criatura ainda está no controle. Paulo nos mostra que havia alcançado um estágio de muita maturidade espiritual quando ele disse: “Não vivo mais eu mas Cristo vive em mim” (Gl2:20). Ele que antes mandava matar era agora capaz de entregar sua própria vida por amor de Cristo e da Igreja, ele era agora capaz de renunciar a uma vida tranqüila, ou pelo menos normal, para viver em navios, enfrentando naufrágios, sendo preso em masmorras frias, ser açoitado e tantos outros sofrimentos para que almas fossem salvas. A sua comida e bebida era fazer a vontade do Senhor eterno. E é por esta e tantas outras verdades bíblicas que não posso aceitar que alguém me diga que é livre e simplesmente se levanta CONTRA a obediência. Não estou falando aqui de subserviência, estou falando de submissão sob orientação do Espírito Santo e da Palavra de Deus, que é lâmpada para os pés e luz para os caminhos. Palavra esta que nos leva a comunhão plena uns com os outros, ao perdão, à reconciliação,  e assim por diante.


Um comentário:

  1. Bom dia
    Graça e paz
    falou tudo Pr.
    hoje Deus está ministrando em minha vida através de vcs irmãos de blog.

    Deus abençoe grandemente
    bom fds
    Marcelo

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário